domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Forno de Achnai

Talmud Bavli, Masechet Baba Metzia 59B
תלמוד בבלי - מסכת בבא מציעא - דף נט,ב גמרא

A história do forno de Achnai começa como uma discussão entre sábios sobre a pureza de um forno de barro, porém ela se tornou conhecida não pela questão haláchica de pureza, mas sim pela forma como foi decidida:
E esse é o forno de Achnai. "Por que [o forno de] Achnai?" - Disse rav Yehuda em nome de Shmuel: "[Significa que] o rodearam com argumentos como uma cobra [achna em aramaico] e foi demonstrado impuro. Foi ensinado: Naquele dia respondeu Rabi Eliezer todo argumento possível, mas eles não os aceitaram.

[Ele] disse para eles: "Se a halachá é como eu digo, essa alfarrobeira [árvore] provará." A alfarrobeira foi arrancada cem cúbitos de seu lugar [45 metros] - e há os que dizem quatrocentos cúbitos. E lhe disseram: "Não se pode trazer provas da alfarrobeira."

Ele novamente disse a eles: "Se a halachá é como eu digo, o aqueduto provará." As águas do aqueduto correram para trás. Disseram a ele: "Não se pode trazer provas do aqueduto."

Ele novamente disse a eles: "Se a halachá é como eu digo, que as paredes do beit hamidrash [lugar onde se estuda Torá] provem." As paredes do beit hamidrash se inclinaram para cair. Rabi Yehoshua as repreendeu, dizendo: "Se estudiosos estão disputando assuntos de halachá, por que vocês interferem?" Não cairam [as paredes] por respeito ao Rabi Yehoshua, nem se endireitaram por respeito Rabi Eliezer, e ainda estão inclinadas e de pé.

Novamente lhes disse: "Se a halachá é como eu digo, os céus provarão!" Saiu uma voz divina e disse: "Por que vocês estão [contestando] Rabi Eliezer? Pois a halachá é como ele diz em todos os casos!" Levantou-se Rabi Yehoshua e disse: "Ela não está nos céus!" [Dvarim = Deuteronômio, capítulo 30, versículo 12] "Ela não está nos céus", disse Rabi Yermiá, "pois a Torá já foi dada no Monte Sinai; nós não prestamos atenção na voz divina, porque Você já escreveu na Torá no Monte Sinai: Atrás da maioria [deve-se] inclinar [Shmot = Êxodo, capítulo 23, versículo 2]."

Rabi Nathan encontrou Eliahu [o profeta] e o perguntou: "O que fez o Santo, Que Seja Abençoado, naquela hora?" Ele sorriu e disse: "Meus filhos me venceram, meus filhos me venceram!"
Está aí um ótimo exemplo de princípios democráticos nas fontes judaicas. Depois a história continua com a excomunhão de Rabi Eliezer e eventos sobrenaturais em decorrência de sua derrota -- um terço das oliveiras, do trigo e da cevada foram castigadas, o quer que Rabi Eliezer olhasse se queimava, e uma grande onda mandada por Deus quase afoga Raban Gamliel, que estava num navio.

De toda forma, a grande mensagem dessa história é que no judaísmo as discórdias são resolvidas por meio do diálogo, e a decisão final é tomada de forma democrática.

Fontes:
Texto do Talmud, Mechon Mamre e Wikisource, linha por linha
www.hebrewbooks.org - a própria página do Talmud
Wikipedia - תנורו של עכנאי
http://www.come-and-hear.com - tradução em inglês
El Talmud democrático - tradução em espanhol

Nenhum comentário:

Postar um comentário