terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Torá Sobre Uma Perna

Talmud Bavli, Masechet Shabat 31A
תלמוד בבלי - מסכת שבת - דף לא,א גמרא
Novamente uma história de um não judeu que veio a Shamai e lhe disse: "Me converte, na condição de que me ensine toda a Torá completa enquanto estou de pé sobre uma perna". [Shamai então] o empurrou com o côvado de construtor que estava em sua mão.

[Quando] veio a Hilel, ele lhe disse: "O que é detestável a você, não faça aos outros. Essa é toda a Torá, o resto é comentário, vai e estuda."
Há nessa história algumas coisas muito importantes.

  • Segunto Hilel, um dos maiores sábios do Talmud, a essência do judaísmo é a máxima "não faça aos outros o que não queres que te façam", também conhecida como a Regra de Ouro, ou Ética da Reciprocidade. Essa é a fundação ética do judaísmo, e um excelente ponto de partida no relacionamento entre dois seres humanos.
  • Hilel dá grande importância ao estudo. Não basta se contentar em saber a essência, o judeu tem que ir atrás e saber mais, conhecer as fontes, se interessar.
  • Essa história exemplifica o estereótipo de Shamai como sendo mais linha dura e estrito no que diz respeito à lei judaica, e Hilel como sendo mais conciliador e leniente.

Fontes:
Texto do Talmud, Mechon Mamre e Wikisource, linha por linha
www.hebrewbooks.org - a própria página do Talmud
http://www.come-and-hear.com - tradução em inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário