quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quem é sábio?

Mishna, Seder Nezikin, Masechet Avot, capítulo 4, mishna 1
משנה · סדר נזיקין · מסכת אבות · פרק ד · משנה א
Ben Zoma dizia:

Quem é sábio? O que aprende de cada pessoa, conforme foi dito: "De todos os meus mestres me tornei sábio, porque os teus testemunhos são a minha meditação." [Salmos 119:99]

Quem é forte? O que conquista sua inclinação, conforme foi dito: "Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade." [Provérbios 16:32]

Quem é rico? O que está feliz com o que tem, conforme foi dito: "Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te será bom." [Salmos 128:2] "Feliz" neste mundo, e "te será bom" no mundo que virá.

Quem é honrado? O que honra as pessoas, conforme foi dito: "Porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados." [1 Samuel 2:30]

Fontes:
Wikisource
www.chabad.org - tradução do Pirkei Avot ao inglês
www.BíbliaOnline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário